quarta-feira, 28 de março de 2012

O CAFÉ DAS CINCO

Todos os dias o sol invade meu quarto por volta das cinco,
pintando o céu com tons de vermelhos,
amarelo, laranjado... que não se encontra em pantone algum.
Logo o azul faz do céu um mar...
A névoa aos pés da Serra da Piedade... nossa!

Essa beleza indescritível, é só pra comparar
com a beleza da cena que eu vejo aqui dentro.
Da cozinha, o cheiro do café entra no quarto
sem bater à porta.
Nesse instante minha oração chega aos pés do Criador
em seu nome.
Todos os dias é assim:
Ele levanta pouco antes das cinco, e prepara o café.
O meu café.
Talvez ele não saiba que é meu. Mas pouco importa.
Eu o tomo assim mesmo.
Na correria do dia a dia, mesmo sem gostar tanto,
sento-me a mesa e me sirvo, quando não ele.
Naquele instante esfrio o calor da sua boa vontade.
A "fumacinha" que sai da xícara contorna saudades,
Tomo goles de um momento de vida, fitando o sonho que teria tido.
Os planos do dia, a saudade da roça.
Andando de um lado ao outro.
Ainda em sua companhia que naqueles primeiros instantes do dia,
vejo a saudade que ele tem, a vontade de ser ele em meu lugar.
Quando não tinha o café, a companhia... e mesmo assim ele saia.
A mesma toalha de sempre, com torradas, forra as tristezas da
incerteza do que virá. E se virá...

Tomo o último gole de um carinho que eu tenho por tí.
Esse breve momento me faz atrasar quase sempre!
Mas aquele café margoso, gostoso, me dá o privilégio
dos instantes em que vou levar por toda a vida.
Como saudade dos tempos que virão.
Eu imagino quando for eu, em minha vez de preparar o abraço
guardado na timidez de entregar, no pensamento de que podia te-lo dado.
Já de pé, pra sair, sinto ser só uma xícara.
Só um por dia...
Sinto deixá-lo me procurando à mesa,
"Bença PAI, fica com Deus".
E vou de encontro a mim mesmo.



4 comentários:

  1. Como sinto falta disto. tomar um café com meu pai de manhã...
    Lindo texto!

    ResponderExcluir
  2. Como é bom, ter esses momentos...eles q às vezes valem o dia inteiro né!

    ResponderExcluir
  3. Quando no outro dia não consegui comentar.
    Continuo não encontrando palavras.
    Só me sresta parabenizar, não o Poeta... parabenizo o senhor "Cesarim"!

    ResponderExcluir